Sobre o curso – Psicologia

O psicólogo estuda os fenômenos psíquicos e o comportamento do ser humano, e em algumas perspectivas também estuda o comportamento animal. Analisa as emoções, os afetos, os valores e as características peculiares ao desenvolvimento do Homem em sociedade. Avalia e diagnostica distúrbios de comportamento e de personalidade; previne e trata doenças mentais; ajuda a promover saúde mental e bem-estar; conduz atividades de natureza terapêutica; apoia pessoas em condição de vulnerabilidade social e familiar; trabalha em atividades inter e multidisplinares; e propõe atividades que reestabeleçam o equilíbrio biopsicossocial do indivíduo. Pode atuar com psicoterapia individual ou de grupo, avaliação psicológica, psicodiagnóstico, entre outras atividades que envolvam indivíduos ou grupos que necessitem de intervenção. É um profissional qualificado a trabalhar em clínicas particulares, postos de saúde, empresas, escolas, clínicas multiprofissionais, hospitais, repartições públicas, dentre outros locais e espaços que se fizerem necessárias qualquer das atividades privativas desse profissional. Além disso, pode dedicar-se à docência e à pesquisa científica, ajudando a formar outros profissionais e a ampliar e divulgar o conhecimento da Psicologia como ciência e profissão.

Mercado de Trabalho

O psicólogo pode atuar em várias atividades, conforme a Lei 4.119/1962, sendo funções privativas do psicólogo a utilização de métodos e técnicas psicológicas com os objetivos a seguir: o diagnóstico psicológico; a orientação e seleção profissional; a orientação psicopedagógica e a solução de problemas de ajustamento. Além disso, a mesma Lei menciona que o psicólogo será colaborador em assuntos psicológicos ligados a outras ciências. Além disso, é reconhecida pela sociedade brasileira a atuação deste profissional na psicoterapia individual ou de grupo, avaliação psicológica, psicodiagnóstico, entre outras atividades que envolvam indivíduos ou grupos que necessitem de intervenção. É um profissional qualificado a trabalhar em clínicas particulares, postos de saúde, empresas, escolas, clínicas multiprofissionais, hospitais, repartições públicas, dentre outros locais e espaços que se fizerem necessárias qualquer das atividades privativas desse profissional. Além disso, pode dedicar-se à docência e à pesquisa científica, ajudando a formar outros profissionais e a ampliar e divulgar o conhecimento da Psicologia como ciência e profissão.

Curso

O Curso de Psicologia da Faculdade de Colíder – UNIFAMA objetiva formar um Profissional Psicólogo, competente a dar respostas eficazes e eficientes às necessidades do homem no século XXI. Psicólogo este, com sólida formação geral, bem como domínio da Ciência Psicológica e suas aplicabilidades. O currículo proposto busca ainda a curiosidade científica continuada e o espírito crítico, bem como a consciência da transitoriedade de teorias e técnicas, sempre contextualizadas nos âmbitos cultural, econômico-político, social e ambiental. O Projeto Pedagógico está fundamentado na formação de um profissional responsável, com maturidade, que saiba trabalhar em equipe, ético e com uma visão holística, integral do ser humano.

O que você pode fazer

A Psicologia admite várias especialidades reconhecidas pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP), quais sejam:  Psicologia Escolar/Educacional; Psicologia Organizacional e do Trabalho; Psicologia de Trânsito; Psicologia Jurídica; Psicologia do Esporte; Psicologia Clínica; Psicologia Hospitalar; Psicopedagogia; Psicomotricidade; Psicologia Social; Neuropsicologia; e Psicologia em Saúde. Ainda é possível verificar outras atividades relacionadas à prática do psicólogo pelo Catálogo Brasileiro de Ocupações (CBO).

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support