Bolsa Monitoria

A Bolsa Monitoria da FAMA – Faculdade de Matupá é, em sua essência, uma modalidade de desenvolvimento de talentos destinada aos estudantes dos Cursos de Graduação que participam de Projetos de Ensino-Aprendizagem e que idealizam a docência ou que tenham um profundo envolvimento com questões sociais. Assim, vai além do mero cumprimento das orientações contidas no SINAES, em completa coerência e articulação com seus documentos oficiais (PDI e PPC) em prefeita harmonia com o PADI (Programa de Apoio ao Discente), que reza reflexão sobre as ações pedagógicas e administrativas que norteiam esta Instituição de Ensino Superior, preocupa-se em oferecer um ensino de qualidade.

Modalidades de Bolsas:

a) Bolsa Monitoria de Sala – dar auxilio logístico ao professor em sala de aula e/ou fora dela, bem como mediar a comunicação de conteúdos entre o professor e outros discentes e outras atribuições constantes do regulamento;

b) Bolsa Monitoria de Nivelamento – prospectar alunos com deficiência de aprendizagem junto ao PADI, elaborar projetos de nivelamentos aos candidatos e ministrar aulas de reforço para acadêmicos. Outras atribuições constantes do regulamento;

c) Bolsa Monitoria de Projetos – esta modalidade é dedicada aos projetos que envolvem o Setor de Iniciação Científica, Núcleo Empreendedor, Responsabilidade Social e Ambiental bem como Projetos de cunho cultural.

São pré-requisitos para o candidato ao recebimento de Bolsa:

a) Ter alto desempenho nas disciplinas do ensino médio, para auxilio em português, interpretação de texto, matemática;
b) Ter alto desempenho em pelo menos duas disciplinas de seu curso;
c) Manter uma média de oito e meio em todas as disciplinas do semestre em curso;
d) Manter uma média de noventa por cento de presença em sala de aula;
e) Ter tempo disponível para atender os compromissos da monitoria.
f) Comprovar dificuldades financeiras para se manter nos estudos.

O desempenho acadêmico será analisado pelo Coordenador do Curso em conjunto com os professores, com base nos resultados das avaliações realizadas e a freqüência registrada nos Diários de Classe.

Os candidatos serão selecionados a partir da análise dos relatórios dos professores dos respectivos acadêmicos, dos dados coletados conforme o questionário socioeconômico.

São atribuições do Bolsista:

a) Mediar a comunicação de conteúdos entre o professor e outros discentes;
b) Acompanhar o desempenho dos alunos do curso buscando incentivá-los;
c) Apoiar o professor da disciplina no desenvolvimento das atividades docentes;
d) Estabelecer contato permanente com os discentes e mediar as atividades acadêmicas pedagógicas;
e) Colaborar com a coordenação do curso na organização de eventos pedagógicos;
f) Realizar pesquisas e apresentar resultados;
g) Desenvolver Projetos Sociais;
h) Ministrar aulas de reforço para acadêmicos do PADI;
i) Realizar outras atividades iniciação cientifica, extensão e outras de acordo com a necessidade da coordenação de curso, PADI e Setor de Iniciação Cientifica.

Saiba mais: Regulamento da Bolsa Monitoria.