O Curso – Administração

 

O Curso – Administração

O administrador gerencia uma organização privada, pública ou do terceiro setor. Ele pode gerenciar os recursos materiais, humanos e financeiros de uma organização ou ocupar todos os departamento de uma empresa. Em gestão de pessoas, responde pelo relacionamento da empresa com seu público interno e externo( funcionários, fornecedores, sindicatos, departamento de recursos humanos ). No setor de compras, negocia com fornecedores, providencia a aquisição de matérias-primas e insumos, e controla os estoques. Nas vendas, encarrega-se da negociação com clientes ou das atividades de publicidade e marketing. No departamento financeiro, a gestão financeira. Em indústrias, trabalha no controle de qualidade e de estoques de produtos acabados. O administrador deve ainda, definir as políticas corporativas, preocupando-se, com ações de sustentabilidade do meio ambiente e responsabilidade social. Seja qual for a área de atuação, esse bacharel trabalha fundamentalmente com números e planilhas e precisa se manter atualizado com a economia mundial e nacional, as tendências de consumo e a legislação na área de atuação da empresa.

Os primeiros anos da formação são ocupados com disciplinas básicas, como matemática, estatística, direito, sociologia, contabilidade e informática. No decorrer do curso começam as matérias específicas, como logística, finanças, marketing e recursos humanos. O estudante cria e analisa casos fictícios e apresenta seminários. O curso exige uma monografia de conclusão de curso, além do estágio supervisionado. O curso de Administração da Faculdade de Colíder – UNIFAMA oferece aos acadêmicos metodologias inovadoras e ativas que são ministrados por professores experientes em sua prática profissionais.

 Duração : 4 anos.

Principais áreas de atuação em Administração:

Gestão Hospitalar

Para gerenciar um hospital, é necessário ter conhecimento em Administração, Contabilidade e Políticas Públicas da Saúde. É de responsabilidade do gestor hospitalar a organização da instituição – incluindo o controle do estoque e o descarte consciente do lixo produzido no hospital -, a manutenção do espaço físico e a gestão dos colaboradores do local. Além de hospitais, este profissional pode seguir carreira em casas de repouso, farmácias ou laboratórios.

Administração de Empresas

Responsável por toda a gestão da empresa, este administrador precisa entender de assuntos relacionados à gestão de pessoas, marketing e contabilidade. O administrador de empresas atua no planejamento e na execução de estratégias para aumentar os lucros da instituição, podendo também participar dos processos de contratação de funcionários, do controle do fluxo de caixa e da organização da logística para o transporte de mercadorias. Este é um profissional que pode trabalhar em empresas de diversos setores: moda, gastronomia e tecnologia são alguns exemplos.

Administração Financeira

Outra carreira muito comum entre os profissionais formados no curso de Administração ocorre no setor financeiro. Nesse campo, o profissional cuida das mais diversas atividades monetárias de um estabelecimento, como lucros, fluxo de caixa e capital de giro.

Administração de Recursos Humanos

Um dos setores que mais abarca e emprega profissionais oriundos do curso de Administração. Nele, o profissional cuidará de todas as questões que envolvem a relação do funcionário com a empresa, como a realização de entrevistas, contratações, desenvolvimento de planos de salários e carreiras, além de sessões de treinamento.

Empreendedorismo

O administrador sai da faculdade com conhecimento suficiente para gerir o próprio negócio. Nesta área, ele criará e dirigirá o negócio como um todo, identificando as oportunidades de tornar sua empresa rentável.

Contabilidade e Auditoria

Nesse campo, o profissional de Administração será responsável por acompanhar as mais diversas análises e exames nos mais diferentes tipos de documentos e informações que existem num determinado setor de uma empresa.

Administração Esportiva

Uma carreira indicada para quem é apaixonado por esportes. O profissional atua em todos os setores de times e equipes, além de definir políticas especiais e variadas para a modalidade em questão. Concluindo, o curso de Administração forma profissionais que encontrarão um mercado de trabalho bem amplo e promissor. É um profissional solicitado por empresas de diversos portes e de diferentes setores da economia, principalmente, em momentos de crise.

Administração Hoteleira

Há ainda a possibilidade de seguir carreira no setor de hotelaria. No Brasil, existem inúmeras regiões turísticas que oferecem boas oportunidades para quem se especializa na área. Este profissional é responsável pela gestão de hotéis, flats, resorts, pousadas e parques temáticos. Suas tarefas são direcionadas para a manutenção da infraestrutura do local e para a organização dos serviços oferecidos aos clientes.

Marketing

O administrador também pode se especializar em Marketing. Nesse caso, ele irá atuar com o planejamento de estratégias para fortalecer a marca e aumentar os lucros da empresa. Um exemplo de objetivo nesta carreira é o engajamento dos clientes. Para isso, o profissional deve conhecer as necessidades do seu público-alvo. Com base nesta informação, deve criar produtos e desenvolver campanhas direcionadas ao público da marca.

Administração de Produção

Graduados em Administração também podem se especializar em controle de produção de indústrias. Sua principal atividade é controlar o que é fabricado na empresa. Para isso, o administrador deve conhecer todas as etapas de desenvolvimento do produto. É dele a responsabilidade de controlar o estoque da empresa (garantindo que não falte matéria-prima, por exemplo) e de checar a qualidade dos materiais utilizados pela equipe de desenvolvimento.

Agronegócios

Para quem tem interesse em zonas rurais, a administração de agronegócios pode ser uma boa escolha. Quem se especializa na área trabalha com a gestão de empresas rurais. Além de administração, o profissional deve ter conhecimento em agronegócio e em controle de safras. São tarefas deste administrador a contratação de funcionários, a gestão de recursos financeiros, o controle dos processos envolvidos na produção agrícola e a comercialização dos produtos.

Gestão de Restaurantes

A gastronomia é mais uma das muitas áreas possíveis para quem possui conhecimento em administração. Para ter maiores chances na área, o profissional deve entender de segurança alimentar. É de responsabilidade deste administrador o planejamento de cardápios, o controle do estoque, a gestão da equipe de trabalho e a manutenção da limpeza do estabelecimento. Quem se especializa em gastronomia também pode trabalhar em restaurantes de hotéis, bufês e redes de lanchonetes.

Administração Pública

É o responsável pelo planejamento e gerenciamento de órgãos públicos. Pode atuar em órgãos municipais, estaduais ou federais. O profissional de Administração Pública tem como principal objetivo o desenvolvimento, a supervisão e a avaliação de ações voltadas para atender às necessidades coletivas da população.